segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

NO LUGAR ERRADO, NA HORA ERRADA.








Da cidade de Santa Maria no interior gaúcho veio uma tragédia que está comovendo o país inteiro.

Mais de duas centenas de jovens, a maioria com menos de 25 anos, morreram em decorrência de um incêndio que ocorreu numa boate, por nome Kiss (beijo em inglês).

O incêndio começou às duas horas e quinze minutos da madrugada, quando um dos integrantes da banda “Gurizada Fandangueira” que se apresentava na boate, usou um sinalizador para incrementar o show que faziam.

A pirotecnia levou a uma pequena chama, que se espalhou a partir de material inflamável no teto da boate.

A maioria das vítimas morreu asfixiada em decorrência da aspiração da fumaça tóxica.

Ao chorar esta tragédia, O Brasil inteiro poderia se perguntar: o que os nossos jovens estão fazendo das suas vidas? Ou, com o que e com quem eles estão envolvidos¿ Ou ainda, como gastam o seu tempo?

Muito embora a maioria dos jovens da tragédia de Santa Maria fossem estudantes universitários (são 35 mil estudantes na cidade de Santa Maria, onde estão localizadas 11 faculdades e uma Universidade Federal), a morte destes revela como os nossos jovens estão longe do projeto das suas vidas.

Mortes fora de hora, fora do tempo, fora de propósito, fora da vontade de Deus.

Famílias enlutadas por seus jovens, cujo compromisso naquela noite era com eles mesmos.

Contudo, podemos constatar que estas perdas não são únicas, não é fato exclusivo, e nem se resume ao local, mas pode ser percebido ao que acontece com milhares de jovens em todo o Brasil, inclusive em Itanhém ou em sua cidade caro leitor.

A tragédia é recorrente, repetitiva, milhares de vidas estão sendo perdidas, estão se perdendo, principalmente de jovens, que só tem uma intenção muitas vezes em suas vidas: “curtir”.

A minha reflexão é que os jovens estão se perdendo sem reconhecer que o verdadeiro sentido de suas vidas não foi alcançado.

As pessoas não pensam em Deus, não pensam no propósito D’Ele para suas vidas. Se pensassem assim seria diferente.

Deus fez cada homem e mulher para louvá-lo, para adorá-lo, para servi-lo, com a sua alma, com seu corpo, com seu espírito, com as suas ideias, ações, realizações.

E muito mais os jovens, que tem o vigor, o dinamismo, o ímpeto, o entusiasmo, a coragem, a força de vontade e... o sonho.

O Brasil chora os seus mortos, as famílias choram os seus mortos, e eu me pergunto: e Deus?

Sem dúvida Deus chora os seus jovens.

Diariamente tragédias humanas acontecem e consomem aqueles que seriam o fruto do penoso trabalho de Deus: os futuros pregadores, evangelistas, missionários, pastores, mestres... tanta gente boa...

E esta tragédia humana, familiar, social, pode ser resumida pela frase da jornalista Sandra Annenberg que fez a cobertura para o Jornal Hoje, da Rede Globo, do ocorrido em Santa Maria: “A dor de cada um é a dor de todos nós”, inclusive de Deus e da sua Igreja.

Pr. Jefferson Pacheco

sábado, 26 de janeiro de 2013

Palácio ou Caverna?



Davi era um líder diferente, que ao contrário de Saul não teve como destino um palácio, mas se reuniu e se organizou na Caverna, mesmo não tendo toda estrutura necessária que havia no palácio para organizar e preparar seus liderados, Davi e seus liderados se encontravam na Caverna, ali possivelmente  seus liderados ouviam estratégias de guerra e palavras que inspiravam o seu aparentemente fragilizado exército, Saul por sua vez tinha tudo para formar um grande exército, possuía toda a logística para construir um grande reino, porém o palácio não foi suficiente para fazer de Saul um grande líder e um grande Rei. Davi numa caverna formou um exército de vencedores,
O lugar não faz a diferença quando estamos no centro da vontade de Deus, o grande regente da vida sempre escolheu lugares, e pessoas que aparentemente demonstravam ser incapazes diante da sociedade, do palácio do rei Saul saiu um bando de medrosos que mesmo tendo uma rica estrutura militar e de governo, não foram capazes de juntos combaterem e vencerem os filisteus e seus algozes.
Seria o lugar importante? Na verdade não, o lugar e a estrutura física não fabricam vencedores,  os vencedores são fabricados e preparados em meio a falta de estrutura e na grande maioria das vezes em lugares desacreditados e que todos ou grande maioria pensam que dali  não poderia sair nada de bom, lembra de Jesus... alguns duvidaram, pois Jesus não possuía estrutura governamental, e ainda era de Nazaré, um dos seus seguidores disse, pode vir alguma coisa de Nazaré??? Creio que a estrutura e o lugar pouco importa para Um Deus tão Poderoso.

Em Cristo



Eduardo Santos.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ANIVERSÁRIO DA IGREJA METODISTA WESLEYANA


Conforme a nossa agenda, o dia cinco de Janeiro deve trazer à nossa memória um acontecimento que não apenas marcou a nossa história, mas o seu real significado para nós mesmos. Sim, há quarenta e seis anos deu-se o nascimento de uma igreja que veio a existência de uma forma muito linda, e, hoje, que já percorreu uma longa jornada, tem, pela graça de Deus, deixado suas marcas por onde vai passando. E, o que mais nos alegra, é ouvirmos muitos dizerem, até mesmo fora de nosso arraial, que se trata de uma Igreja séria, que tem fundamentos sólidos e, ainda mais, é detentora de uma linda história.
Por outro lado, isso tem um peso enorme, mormente sobre nós que estamos na liderança. Diante disso, devemos pedir a ajuda do alto para que procedamos de tal forma que todos possam nos ver como homens comprometidos com os interesses do Reino, e que por isso não hesitamos em pagar o preço que nos é exigido, a fim de sermos os continuadores daquela estirpe de homens que de bom grado se deram para que a herança metodista viesse até nós. Não apenas como tradição, mas porque entendemos que a santidade bíblica deve ser divulgada com ousadia e, por isso o nosso lema é: “Santidade como estilo de vida”.
Em face a tudo isso, conto com a sua disposição para fazer a obra de Deus, bem como concitar aos que estão sob a sua liderança a manterem-se com os corações abrasados até o dia em que o Senhor nos chamar para a sua glória.
Juntos louvemos a Deus por fazermos parte desta linda história, e renovemos os nossos votos de fidelidade àquele que nos chamou e à igreja onde estamos desenvolvendo o ministério que nos foi confiado, ou seja, mantenhamo-nos no mesmo espírito do Bispo Gessé Teixeira de Carvalho ao dizer: “A IMW é um dever e eu estou cumprindo-o”.
Com votos de um 2013 marcado pela ação do Espírito de Deus, sobre sua vida, deixo meu cordial abraço.
Pelos laços do calvário.

Bispo Elisiário Alves dos Santos
Superintendente Geral

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

VIRADA DO ANO

Passamos a virada 2012 - 2013 na Escola Simplício Binas, louvando, adorando e orando ao Senhor. Além é claro, de um delicioso churrasco para findarmos a noite.
"Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres."