sexta-feira, 31 de maio de 2013

O QUADRILÁTERO WESLEYANO – EM JOHN WESLEY

QUADRILÁTERO WESLEYANO

           O Quadrilátero Wesleyano é uma teoria que é creditada a John Wesley, um dos líderes do movimento Metodista da Igreja Protestante no século dezoito. É designado a servir aos cristãos, mas suas idéias básicas podem ser aplicadas virtualmente a qualquer um.

           O Quadrilátero diz que existem quatro autoridade, que nós podemos usar, para tomarmos decisões: -- a Bíblia, a Razão, a Tradição, e a Experiência – explicando-as como segue:

    *
           A BÍBLIA: Assumindo que existe o Deus teísta (Onisciente, Onipresente e Benevolente), o curso lógico de ação seria fazer o que quer que Ele diga. Ele é Deus, portanto, Ele pode dizer o que Ele quiser, até mesmo, se o que Ele afirma parece contradizer a lógica. Se existe alguma espécie de divindade superior, alguma forma de revelação especial que seja recebida dele deverá ser tratada com a máxima autoridade, uma vez que ela vem do ser que criou a própria lógica. 

      *

RAZÃO: A maioria das pessoas na sociedade provavelmente usaria a razão, antes da revelação; mas fazer desta forma seria ilógico. Na sua forma mais básica, a lógica não é nada mais do que distinguir o que é verdade e o que não é. Deus é necessariamente a verdade absoluta, então (novamente), qualquer coisa que Ele diga tomaria o lugar do entendimento de lógica humana, porque Sua verdade seria mais verdadeira que as nossas. Na maioria dos casos, não existe conflito entre Deus e a lógica, de maneira que não há necessidade de escolher entre os dois.

    *

TRADIÇÃO: Embora a tradição seja raramente o fator determinante em um argumento, ela nunca deverá ser desconsiderada simplesmente porque é tradição. Tradição, costumes, e crenças históricas existem por alguma razão, e, embora, algumas vezes, se prove que esta razão está errada, ela é freqüentemente válida. Tradições de uma igreja ou sociedade podem fornecer suporte para uma posição ou crença, mas elas nunca deverão ser usadas como um argumento autônomo.

    *
          
           EXPERIÊNCIA: A experiência pessoal pode ser difícil de usar em um argumento, porque é virtualmente impossível prová-las, no dia-a-dia, depois que elas acontecem. No entanto, alguém pode dizer: 'Os poodles não podem voar – (a) Eu nunca os vi voando –(b) ninguém que eu saiba os viu voando; e – (c) Eles não têm asas ou foguete, e vi poucas coisas que podem voar, sem asas ou foguetes'.  Não existe necessidade de recorrer à tradição, razão, ou revelação para se chegar a tal conclusão. Assim como a tradição, embora a experiência muito freqüentemente possa apenas fornecer suporte para um argumento.

           A idéia de um Quadrilátero é executada em todas aquelas quatro partes que estão ligadas. De maneira ideal, uma afirmação ou proposição concordaria com todas as quatro partes, mas a revelação toma a precedência absoluta. A razão vem em seguida; a tradição e a experiência seguem de perto. Ou se você preferir, as experiências das pessoas no passado.

Dr. John Smith

Se houver um Pedro orando na varanda, haverá um Cornélio na Cidade

by Elizeu Gomes

Esta referencia bíblica,a respeito da conversão de Cornélio, sua casa e servos, tem sido um dos maiores episódio quando se trata de  Pequenos Grupos, Igreja nas casas, que denominamos GCEU.

Uma poderosa lição. E através deste acontecimento Deus quer nos mostrar algo para que entendamos o poder da igreja, como ela pode adentrar na sociedade sem impedimento algum.

1. Pedro não conhecia Cornelio
2. Cornelio não conhecia Pedro
3. Deus conhecia ambos e arrumou um encontro
4. Depois do encontro nasceu um GCEU e uma Igreja firmou-se em Cesareia

Muitas vezes obreiros são chamados para determinadas cidades e ficam preocupados como será pois não conhecem a ninguém, não sabem por onde iniciar o trabalho.

Ao que tudo indica há uma lei missiológica ai  SE HOUVER UM PEDRO EM ORAÇÃO NA VARANDA, HAVERÁ UM CORNELIO ESPERANDO PARA SER SALVO NA CIDADE. Os Cornélios ja existem, basta encontrar um Pedro disposto a orar ate que Deus realize este encontro divino.

Nossa luta para romper nas cidades esta na oração. As estratégia são bem vindas, funcionam e Deus ama quem possui estratégia, entretanto, estratégia sem oração é igual a avião sem querosene. As vezes temos grandes estratégias, porém nos falta uma vida de paixão pelas almas, que gera inspiração pelo evangelho e por fim trás a transpiração da oração.

Se você esta em uma cidade, não sabe por onde iniciar, não tem ideia, não tem alguma aproximação, vai orar e deixa o resto com Deus. Ele vai criar uma circunstancia e quando você mesmo esperar, o GCEU nasceu, consequentemente a igreja.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

PARABÉNS A TODA JUVENTUDE WESLEYANA


Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 1 João 2:14

1. Se você é jovem, ame mais as pessoas que as coisas.

2. Se você é jovem, cultive seu caráter mais que sua aparência, pois a segunda é passageira, visto que a primeira marcará sua eternidade.

3. Se você é jovem, aprenda a perdoar, para que tenhas a segurança de que Deus fará o mesmo por você.

4. Se você é jovem, não brinque com o sexo na intenção de encontrar amor. Não transforme esse presente de Deus em simples genitalismo.

5. Se você é jovem, morra por seus ideais, não renuncie a seus princípios, mantenha uma disciplina e ela te sustentará num dia mal.

6. Se você é jovem, não corras para chegar primeiro, mas para ir mais longe.

7. Se você é jovem, viva com o coração no céu e seus pés na terra, sobretudo no meio daqueles que sofrem.

8. Se você é jovem, que seu projeto de vida esteja centrado em ajudar os outros, mais do que ajudar a si mesmo.

9. Se você é jovem e fica irritado, que seja para defender aqueles que não conseguem se defender.

10. Se você é jovem, viva sabendo para que vive. Que a morte não te surpreenda vivendo uma vida sem vida.