sexta-feira, 15 de março de 2013

As Bases do GCEU



by Elizeu Gomes

O Sistema de fluxo que o GCEU usa, vai além de ser apenas um programa da reunião nos lares. Uma igreja que abraçar a causa dos pequenos grupos com o intuito apenas de reunir pessoas nos lares, só pelo simples fato que muitas denominações estão fazendo isto hoje, não sabe do que vai enfrentar.

O GCEU propõe um crescimento cristão implícito na filosofia dos pequenos grupos. O GCEU tende a motivar ao novo crente, ou mesmo ao crente mais experiente, uma sequência de bases visando um sistema de fluxo, auto sustentável e ao mesmo tempo reciclável.

Atendendo ao fundamento que Paulo menciona em Efésios 4.12: "...tendo em vistas o aperfeiçoamento dos Santos". A palavra aperfeiçoar da-nos uma ideia de trabalho continuo ate que se objetive um crescimento. Isto tudo tem a haver com a Qualidade de vida crista também.

Desta forma o GCEU trás uma filosofia de crescimento dentro do corpo "com vistas ao aperfeiçoamento". São 4 bases que o GCEU proprõe:

  • Base 1 (Comunhão e Evangelismo);
  • Base 2 (Discipulado e Mentoração);
  • Base 3 (Capacitação e Preparo);
  • Base 4 (Missão e Ministérios).

Não tem sentido grupos reunirem-se em casas apenas por reunirem-se. O começo sempre será festa, mas um ano, dois, três anos depois, as pessoas perguntarão: "E agora?" Para evitar este colapso de visão, temos que nos prevenir para que a prevenção não seja confundida com a preocupação.

A prevenção significa antecipar situações prováveis e construir um programa de atendimento, preocupação e sair atrás de situacoes para serem resolvidas e só ocorreram por falta de planejamento. Quem não planeja, se preocupa.

Antes de explicar estas bases quero focar em três iniciativas que a nossa igreja programou para todos trabalhassem em harmonia embora a diversidade de serviço. São três orgãos com funções gerais que hoje nossa denominação abraçou:





  • DONS E MINISTÉRIOS.


A ESCOMIW faz o trabalho da infantaria, vai na frente, realiza a pesca maravilhosa.

O GCEU recebe as redes, coordena, realiza a triagem, limpa os peixes.

DONS E MINISTÉRIOS coloca os peixes no mercado, usando categorias que se desenvolverão através do descobrimento dos dons e a locação dos ministérios.

______________________________________

BASE 1 - COMUNHÃO E EVANGELISMO.


Esta Base será realizada nas casas. O objetivo sempre será que os crentes aumentem a comunhão entre si, tirando os paradigmas de uma igreja grande que possuem números e não pessoas.

O calor humano aumenta, as necessidades são atendidas quase que em tempo real. Alem de ser um ponto de comunhão também serve como ponte de evangelismo.

Onde pessoas que possuem resistência de ir a uma grande igreja, ou meramente a um templo, não se sentirão constrangidas em estarem numa casa, num lar, especialmente de um amigo. Organizações controem lideranças, ministérios controem pessoas e GCEU tem sido um ministério antes de tudo.

_______________________________________

BASE 2 - DISCIPULADO E MENTORIAÇÃO.

Depois que pessoas já passaram pelas reuniões nos lares, inclusive aquelas que foram conectadas ao templo através de sua decisão pessoal por seguir a Cristo, deverão agora ir para outro grupo, o discipulado.

Algumas vantagens aqui acontecem, eles reciclam de grupo, conhecendo novas pessoas e aumentando a comunhão na igreja. Estas pessoas estarão indo para um novo grupo, o grupo de discipulandos. Nesta ocasião o líder, bem preparado vai conduzir com qualidade aqueles relacionamentos.

O Nosso discipulado desenvolve uma caracteristica importante, haverá uma mentoriação no sentido de acompanhar o discípulo. A Missionaria Marleide Rodrigues já desenvolveu um livro a respeito.

O que não acontece no GCEU Base 1, por que no GCEU Base 1, o facilitador quase não gerência as situacoes e repassa todas as situacoes para a igreja mãe. Ja no discipulado, a mentoracao será intensa.

Inclusive com tarefas semanais para as pessoas colocarem em pratica o que estão aprendendo. Nosso discipulado não consiste apenas em monologo e sim em dialogo interativo. As reuniões podem ser no templo ou continuar nas casas.

__________________________________________________________
BASE 3 - CAPACITAÇÃO E PREPARO.

Uma vez que a pessoa veio através do GCEU Base 1, ingressou e fez totalmente a Base 2, inicia-se o discipulado, chegou a hora de conhecer melhor esta pessoa como ela poderá trabalhar no corpo de Cristo, como sua vida poder ser útil a vida da igreja.

Entretanto, será necessário um preparo para extrair o melhor desta pessoa par o Reino de Deus. Assim, temos a Base 3, onde as pessoas farão testes vocacionais, psicotecnicos, terão entrevistas sobre como elas vêem a igreja de que forma ela pode interagir para abençoar a comunidade, como ser um agente de transformação na igreja, quais os servos que ele desejaria oferecer para ajudar na causa de Deus.

São em torno de 110 testes elaborados pela iniciativa dos Dons e Ministérios. Uma vez a pessoa descoberta em seus dons e talentos. Ate aqui o seu crescimento esta sendo de QUALIDADE. Uma pessoa certa, no lugar certo, terá sucesso!.

_____________________________


BASE 4 - MISSÃO E MINISTÉRIO

Ao chegar nesta ultima base, a pessoa estará pronta para auxiliar alguém na Igreja:

a) Os que que ajudam desenvolver uma função que no futuro serão sua ou terão envolvimento na mesma equipe. Então já teremos pessoas certas, indo para os lugares certos, fazendo as coisas certas.

b) Nesta fase a Igreja define os Dons e Ministerios e onde as pessoas deverão atuar. O Pastor local recebe das bases o dossiê completo sobre aquela pessoa, e como ela foi na base 1, 2 ,3 e agora na Base 4. Fica ate melhor para assembleia votar nas pessoas certas para seus cargos.

A Proposta do GCEU é de um crescimento constante, continuo, reciclável e auto-sustentável.

Que Deus abençoe você nesta nova empreitada. Abrace a ESCOMIW, OS DONS E MINISTÉRIOS
Precisamos melhorar e juntos o faremos com alegria

Elizeu Gomes
Coordenador Nacional do GCEU
IMW

quinta-feira, 14 de março de 2013

GCEU - 2013


GRUPOS FAMILIARES - GCEU
IGREJA EM CÉLULAS Ao Redor do Mundo
Seul, Coréia do Sul
O atual movimento de Igreja em Células surgiu em 1964 em Seul, na Coréia do Sul, quando o pastor David (Paul) Young Cho distribuiu os 2400 membros da sua igreja em pequenas células. O número de membros logo começou a se multiplicar! Veja a impressionante progressão:-
1964, 2400 membros
1972, 18.000 membros
1980, 150.000 membros
1982, 300.000 membros
1993, 700.000 membros
Atualmente,1.000.000!
Também na Coréia, há uma Igreja Presbiteriana e outra Metodista em células, com mais de 80.000 membros cada uma.
Costa do Marfim, África
No continente africano, a Primeira Igreja Batista da capital, liderada pelo pastor Dion Robert depois de se tornar uma Igreja em Células, cresceu e já conta com mais de 150.000 membros.
Bogotá, Colômbia
A Igreja dirigida pelo pastor César Castellanos tinha apenas 300 membros, hoje conta com cerca de 25.000 células, e mais de 250.000 membros! Aos domingos realizam vários cultos no Estádio de Bogotá, com frequência de mais de 20.000 pessoas cada.
San Salvador, El Salvador
A Missão Cristã Elim, pastoreada por Sérgio Solórzano, depois que entrou na visão celular, subiu de 3.000 membros, mais de 120.000 distribuidos em 5.300 células! Aos domingos, 600 ônibus alugados pelas células, transportam os membros das células para os cultos de celebração da Igreja.
Brasil
Estão vivendo a experiência celular, dentre outras, as seguintes igrejas: - Igreja Batista da Lagoinha, já com mais de 20.000 membros; Ministério Internacional de Restauração - MIR, em Manaus ( mais de 2.000 células, mais de 20.000 membros ); toda a rede de igrejas da Comunidade Sara Nossa Terra; Ministério Apascentar (Nova Iguaçu); Comunidade Presbiteriana Shekinah (Jacarepaguá-RJ - http://comunidadeshekinah.tripod.com.br ); Igreja Videira; Comunidade Vitória (Teresópolis), Igreja em Células Resgate (Niterói), e muitas outras Comunidades e Igrejas das mais diversas denominações.

VANTAGENS DE UMA ESTRUTURA DE
GRUPOS PEQUENOS
É Flexível - Como o grupo é pequeno, ele é livre para mudar procedimentos ou funções, sendo flexível quanto ao ritmo, tempo, frequência e duração das reuniões;
É Móvel - Um grupo pequeno pode se encontrar numa casa, num escritório, numa loja ou em qualquer outro lugar. Pode ir ao encontro das pessoas e não depende de persuadir estranhos a entrarem num ambiente desconhecido;
É Inclusiva - Há uma abertura cativante a todos os tipos de pessoas. A pessoa convidada sabe que alí ela é bem-vinda, por ser quem é;
É Pessoal - A comunicação cristã sofre pela impes-soalidade. A linguagem muito polida, profissional e teológica se torna impessoal. Mas num grupo pequeno uma pessoa se encontra com outra pessoa; a comunicação se dá a nível pessoal. A Igreja deve utilizar-se de todos os meios de comunicação, mas nada deve substituir a comunicação pessoal.
Pode Crescer, Ao Se Desdobrar - Um grupo pequeno só é eficiente enquanto for pequeno, mas pode facilmente reproduzir-se. Ele pode multiplicar-se como célula viva em duas, quatro, oito ou mais, dependendo da vitalidade de cada grupo. Há incontáveis possibilidades para um crescimento numérico, sem o correspondente gasto financeiro e sem a diminuição do impacto espiritual.
Pode Se Tornar Um Meio Eficiente De Evangelismo - O grupo pequeno é o melhor ambiente em que pecadores podem ouvir a voz convincente e vitoriosa do Espírito Santo e nascer espiritualmente por meio da fé. O grupo vai descobrir que a fé é contagiante, quando a comunhão é genuína.
Não Requer Liderança Profissional - É necessário uma liderança segura nos grupos pequenos, mas a experiência tem comprovado que todos podem vir a se tornar líderes de células. Todo crente é um líder em potencial. A célula é o melhor ambiente para a reprodução de líderes.
É Adaptável à Igreja Institucional - A implantação de grupos pequenos é possível sem que a estrutura organizacional da igreja seja afetada. Os grupos pequenos se ajustam perfeitamente a qualquer tipo de organização eclesiástica.
OUTRAS VANTAGENS DAS CÉLULAS
  • São um agradável meio de envolvimento e comunhão para a maior parte das pessoas;
  • Atraem pessoas que “repelem” as igrejas;
  • Permitem que mais líderes apareçam e se desenvolvam;
  • Transformam cada novo-crente num discípulo, discipulador;
  • Reproduzem-se com facilidade;
  • Encorajam a oração mútua e de modo mais pessoal;
  • Está de acordo com o modelo de Igreja dos apóstolos;
  • Facilitam o trabalho de ação social da Igreja;
  • São ambientes mais terapêuticos para as pessoas feridas;
  • Favorecem o estudo da Bíblia;
  • Permitem a expressão do verdadeiro amor;
  • Se constituem em ambiente cultural acessível a todos;
  • Conduzem à prática cristã, ao invés de ensinamentos teóricos;
  • Promovem a consolidação da mensagem do evangelho no coração do novo-convertido;
  • Propiciam rápido crescimento espiritual ao novo-convertido;
  • Levam o novo crente a firmar um compromisso sério com Cristo;
  • Dão ao novo crente o acompanhamento necessário ao seu desenvolvimento espiritual;
  • Formam missionários ganhadores de almas e discipuladores;
  • Levam o novo crente a se sentir amado pela comunidade da fé;
  • Atingem pessoas de todas as camadas socias;
  • É a melhor forma de penetração nos prédios das grandes metrópoles;
· Atraem e agradam pessoas de todas as idades.

MAIS VANTAGENS DE UMA IGREJA CELULAR

· Todos serão líderes, ninguém é inativo.
· Relacionamentos fortalecidos.
· Cada membro é valorizado.
· Abre a oportunidade para que todos trabalhem, e não apenas alguns.
· Poder de evangelismo aumenta, pois se alcança pessoas que não viriam inicialmente à igreja.
· Outro ponto que facilita o evangelismo é o fato de se estar mais próximo da casa das pessoas.
· Crescimento não depende de recursos financeiros (custos para abertura de uma igreja são elevados).
· Estratégia para enfrentar tempos de perseguição.
· Através do discipulado o ensino passa por todos os membros da igreja, favorecendo a unidade na fé e na visão.

O QUE ACONTECE QUANDO NÃO HÁ TRABALHO CELULAR?
  • Igrejas pequenas
  • Pessoas não são pastoreadas.
  • As pessoas entram pela porta da frente e saem pela dos fundos.
  • Pastor carrega o trabalho.
  • O potencial de liderança não é aproveitado - uns poucos se perpetuam na liderança.
  • Pessoas desmotivadas. A estrutura centralizadora favorece a acomodação.
  • Crescimento lento.
  • Incapacidade de reprodução.
  • Insatisfação (necessidades individuais não atendidas - falta de oportunidades).
A VISÃO:
Fazer de cada lar uma igreja,
e de cada crente um discípulo discipulador,
para ganhar nossa nação para Jesus.
“Voltar aos princípios do primeiro século para enfrentar os desafios do último”.
Substituir estruturas que favorecem a acomodação pelas estruturas bíblicas que levam a frutificação
• “Cada lar uma igreja, cada crente um discípulo discipulador”

É BÍBLICO O TRABALHO COM CÉLULAS?
"E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo." - Atos 5:42
O método de Grupos Familiares ( hoje denominados de Células ) é bíblico. O Senhor Jesus treinou os seus discípulos, deu as orientações necessárias, e os enviou de casa-em-casa ( Lucas 9:1-6 ). Posteriormente, enviou outros 70 discípulos também de casa-em-casa ( Lucas 10:1-10 ), os quais regressaram "possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!" - Lc 10:17. Qual o propósito do Senhor Jesus ao enviá-los? O prosseguimento da obra e a expansão do seu reino por todo o mundo.
A igreja apostólica se expandiu rapidamente pregando o evangelho publicamente e de casa-em-casa. "Partiam o pão de casa-em-casa..." Atos 2:46; "de casa-em-casa não cessavam de ensinar..." Atos 5:42; "publicamente e também de casa-em-casa." -Atos 20:20. Por dois anos Paulo pregava o evangelho dentro da sua própria casa - Atos 28:30-31; a igreja na casa de Lídia (Atos 16:40); a igreja na casa de Priscila e Áqüila (Romanos 16:3-5); a igreja na casa de Filemon (Filemon 2).
A instalação de "Grupos Familiares" (ou Células de Multiplicação, ou de Evangelismo) não é nenhuma "onda" ou "modismo inconsequente", é, na realidade, um método bíblico, implantado pelo Senhor Jesus, aplicado com grande êxito pela Igreja do Novo Testamento, e que hoje o Senhor está restaurando na Igreja porque o Senhor deseja que o Seu Evangelho finalmente seja pregado em todo o mundo, e Ele tem pressa!
Deus quer você em uma célula! Ele quer usar você para ganhar almas, a começar pelos da sua própria casa.
Bênçãos tremendas do Senhor virão sobre aqueles que abrirem as portas das suas casas para as atividades das células de evangelismo!
Diga sim a Deus. Disponibilize-se para o serviço do Senhor! Entre em uma célula, e deixe que a célula entre na sua casa!
O que são as células? (Grupos Familiares)
As células são as reuniões de pessoas salvas, já integrantes do Corpo de Cristo, e de pessoas que desejamos alcançar com o Evangelho. As reuniões das células têm como objetivo precípuo de evangelismo; nelas, outras células são geradas, logo, são excelentes lugares para convidarmos os ainda descrentes.
Cada célula é composta de, no mínimo, três componentes. Não existe limite para o seu crescimento, tal como o corpo que se desenvolve por meio de multiplicação celular, no entanto entendemos que, para melhor aproveitamento, cada célula não deve ultrapassar o número de vinte componentes, pois tendo a assistência de tal número, já é possível multiplicação.

Onde as células se reúnem ?
As células reúnem-se semanalmente em lares e escritórios, em fábricas, em escolas, em estacionamentos, em praças públicas, em restaurantes, enfim, em qualquer lugar fixo e com horário previamente combinado.
O alvo é que as células comecem a crescer e a multiplicar-se abundantemente para todas as direções da nossa cidade, do nosso Estado, da nossa nação e até alem das fronteiras (Mt 28:19-20).

Qual a ênfase das reuniões das células ?
A ênfase das células é a evangelização (o crescimento espiritual vem através do discipulado e será objeto de um programa específico).

Quem lidera as células ?
Crentes professos que estiverem devidamente preparados

A importância da oração
Todo o trabalho das células deve ser feito com muito critério e debaixo de muita oração. Você estará fazendo discípulos, ame-os.
Jesus era disciplinado em oração. Ele orou a noite toda para escolher seus doze discípulos (Lc 6: 12-16). É necessário orar por cada um dos seus ! É necessário gerá-los e consolidá-los. Esse é o objetivo que fará com que se tenha células vivas e uma igreja sadia, dinâmica, fiel à Grande Comissão ( Mt 28:19,20 ).

O QUE NÃO É CELULA FAMILIAR?

· Não é um grupo de oração
· Não é um grupo de estudos bíblicos
· Não é um grupo de discipulado
· Não é um grupo de cura interior
· Não é um ponto de pregação
OBJETIVOS:
1. Objetivos Gerais:
1. Crescimento da Igreja
Proporcionar à igreja uma alternativa que lhe permita crescer integralmente, alcançando o maior número possível de crentes num ambiente favorável para o crescimento cristão e testemunho pessoal.
Implantar a igreja em bairros distantes da sede.
2. Assistência espiritual
Contribuir para o fortalecimento das relações familiares, equipando os crentes, para que sejam agentes da bênção de Deus na transformação dos seus e dos vizinhos.

2. Objetivos Específicos:
· Integrar os membros da igreja na tarefa de adoração.
· Criar laços profundos e sinceros entre os lares.
· Estimular o desejo pela Bíblia e pela oração.
· Levar cada crente a compreender o que é crescimento cristão verdadeiro.
· Responsabilizar cada crente como testemunha do poder e do amor de Jesus.
· Apoiar e incentivar cada crente num ministério pessoal junto aos seus familiares, parentes e amigos.
· Oferecer material e treinamento adequados para que o crente seja capaz de ensinar o que tem aprendido na Palavra de Deus e com a sua experiência de vida cristã.
· Discipular crentes visando a maturidade cristã.
· Despertar e treinar novos líderes para o serviço cristão.
· Reconciliar crentes afastados, promovendo sua reintegração na vida da igreja.
· Acordar os crentes inativos para que sintam-se partes integrantes do corpo.
· Abrir novos lares para a evangelização e estudo da Bíblia.

Fonte: http://www.soufeliz.org/gceu.htm

terça-feira, 12 de março de 2013

32º Aniversário da IMW em Itanhém


Um grande final de semana (1a parte).

Assim podemos definir este último final de semana na Igreja Metodista Wesleyana em Itanhém, onde foi comemorado os trinta e dois anos desta distinta e representativa igreja no contexto do extremo sul baiano.

A palavra intensidade define estes três dias de festa, pois a programação voltada especificamente para o crescimento espiritual, social, familiar das pessoas, impactou tremendamente as centenas de vidas que estiveram presentes ao templo ao longo deste último final de semana.

Sem falar da presença do nosso bispo, Sr. Sebastião Calegari, e de sua esposa, irmã Maria Célia, que trouxeram uma relevância muito maior aquilo que a igreja de Itanhém e a sua liderança propuseram. A palavra ministrada, o testemunho exposto e a presença por si só de tal homem de Deus, foi um presente de Deus para a aniversariante.


























Dia Internacional da Mulher


Com o tema "Desafios da Mulher Contemporânea" abordado pela palestrante Solange Januth, para mais de 100 mulheres, abrimos a nossa programação em comemoração aos trinta e dois anos da IMW Itanhém.

Em nossos dias as mulheres vivem pressionadas a serem boas profissionais, boas donas de casa, boas esposas, boas companheiras, e muitas vezes não recebem o reconhecimento que merecem. Em muitos casos, mesmo sendo melhores em suas áreas de atuação, por causa da "guerra dos sexos", tem o seu valor depreciado em relação aos homens que atuam na mesma posição.

Contudo, o Senhor ama a todas, não fazendo acepção de pessoas, e do mesmo modo abençoa tanto homens, quanto as mulheres. 

A diferença está em nossa atitude para com o Senhor. O que é necessário que se faça e dar a Deus prioridade. Colocá-lo a frente de todas as coisas. Assim, Deus estará abençoando as suas filhas, e honrado-as de maneira diferenciada. As mulheres de Deus serão uma referência em nosso tempo.

Ao final, Solange Januth deu um testemunho como Deus proveu em sua vida a faculdade do filho, e como Ele é Fiel para prover na vida daquelas mulheres os seus milagres.

Muitas vieram a frente aceitando aquela palavra, e com certeza o Senhor Jesus entrou com providência para fazê-las abençoadas.