terça-feira, 31 de julho de 2012
PESCA MARAVILHOSA
Será no mês de agosto o maior mover evangelístico da história da Igreja Metodista Wesleyana, são 50 mil wesleyanos com vontade e pescadores de homens.
domingo, 22 de julho de 2012
EU OREI POR TI
"(31) Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos
cirandar como trigo; (32) mas eu roguei por ti, para que a tua fé não
desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. (33) Respondeu-lhe Pedro: Senhor, estou pronto a ir
contigo tanto para a prisão como para a morte. (34) Tornou-lhe Jesus: Digo-te, Pedro, que não cantará
hoje o galo antes que três vezes tenhas negado que me conheces" (Lucas
22.31-34).
Quando vislumbramos o contexto do cenáculo, não somos capazes de discernir plenamente a dor que se manifestava naquele lugar; que marcava aquele momento. Quando me volto para aquela cena, posso ouvir o longo suspiro do Messias. A dor da missão para a qual viera ao mundo era sintetizada naquele momento. A festa que não era festa, estava seguindo o seu curso. A mesa tosca era ocupada por pão e pelo vinho. Se haviam outros componentes, tais como os que os judeus utilizavam por ocasião da Páscoa, eu não consigo ver, Mas Jesus lá estava! E seus discípulos também; inclusive aquele cujo coração já não lhe cabia; já não lhe pertencia.
Pedro também estava lá. Ele não estaria ao seu lado durante o seu julgamento. Mas ele estava ali no Cenáculo! Ele não estaria ao seu lado, em meio ao tumulto popular. Mas ele ali estava, bem próximo do Mestre! Ele não estaria ao seu lado, para fazer o que Simão Cireneu teve que fazer por constrangimento. Todavia, ele estava no Cenáculo! E as palavras que ele estava prestes a ouvir do Mestre, iriam ressoar em seus ouvidos durante toda a vida que ainda viveria sobre a face da terra. Palavras que revelavam algo que estava prestes a acontecer. Palavra que soavam, não como julgamento ou como censura; e sim, como compaixão.
As palavras ditas por Jesus a Pedro, tinham como objetivo revelar uma verdade que se sobreporia ao seu drama pessoal. Enfim, elas não evitariam o efeito de um descuido espiritual; mas impediriam a ruína do candidato a apóstolo.
Uma batalha
conhecida
Todo o líder espiritual, assim como o crente conhecedor das Escrituras, sabe que é um alvo dos ataques de Satanás. A Palavra de Deus está pontilhada de advertências quanto a estes ataques. Na epístola aos Efésios, somos exortados a utilizar as armas certas para este combate: "Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz; tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Efésios 6.14-17). Resumindo: Não temos como evitar estes ataques; mas temos como nos preparar para enfrentá-los.
Neste texto, aprendemos que "a nossa luta não é contra carne e sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes" (Efésios 6.12). Nele, somos também encorajados a nos fortalecermos no Senhor e a permanecermos firmes; mas sempre revestidos de toda a Sua armadura.
Eu Roguei Por
Ti
Entretanto, tenho a impressão que a grande maioria dos líderes espirituais desconhece o fato de que alguns ataques desferidos contra eles não são triviais. Pastores e obreiros podem ser atingidos por golpes sucessivos, capazes de minar sua resistência. É como se, num ringue, um dos lutadores fosse golpeado sucessivamente no fígado pelo seu oponente; ou mesmo em um determinado olho. Um desses golpes seria insuficiente para levá-lo a lona; todavia, uma sucessão de golpes pode reduzir a capacidade de combate; pode minar as forças gradativamente.
Pedro era um guerreiro. Um combatente da causa do Mestre, ousado e destemido. Mas não estava preparado para o que viria em seguida. Tivera seus momentos de deslumbramento com o sucesso do trabalho (milhares de pessoas milagrosamente alimentadas; milagrosamente curadas). Mas alguns golpes também estavam sendo desferidos sem que ele se apercebesse disso. E naquele momento de aparente segurança e tranquilidade, Jesus o adverte: "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo" (Lucas 22.31).
O experiente Simão - o mais velho do grupo - nem imaginava o que estava prestes a fazer. Todavia, se ele tivesse dado ouvidos a esta advertência, teria percebido as nuvens sombrias no horizonte. Enfim, o prenúncio de tempestade a vista seria suficiente para alertar suas defesas. Mas, pode ser que suas defesas estivessem desativadas; que suas armas estivessem fora do seu alcance. Percebemos neste texto, que Pedro fora avisado, contudo, fora pego desprevenido.
Bem-vinda seja a intercessão! Bendita seja a intercessão! Jesus sabe tudo sobre a fragilidade da natureza humana. Mesmo nos mais experientes e dedicados homens de Deus, Ele vê fragilidade. Costumo dizer que meus heróis estão mortos. E digo isso, porque o Reino de Deus não possui heróis vivos. Na "galeria dos heróis da fé" registrada em Hebreus cap. 11, não encontramos menção de um só nome dentre os líderes da Igreja Primitiva; nem mesmo o do Apóstolo Paulo - o grande combatente das missões pioneiras. No Reino de Deus, os verdadeiros heróis estão entre aqueles que já não moram mais aqui.
Como não existem heróis vivos neste glorioso Reino; nós, os líderes espirituais, sempre corremos o risco de perder uma batalha; ou até mesmo a guerra. Se este risco não fosse real, não haveria necessidade de tantos sinais de alerta nas Escrituras. Ocorre que, mesmo não perdendo a guerra, uma batalha perdida pode consumir valores arduamente conquistados. Batalhas perdidas podem nos despojar de bens que Deus colocou em nossas mãos; batalhas perdidas podem arruinar a nossa família; batalhas perdidas podem comprometer seriamente o nosso ministério.
Daí a necessidade que o Senhor Jesus teve de interceder por Pedro: "Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos" (Lucas 22.32). Naquela intercessão, Jesus garantira a Pedro aquele "minutinho a mais" no combate que travava, para que ele se recompusesse e vencesse a luta. "Eu roguei por ti"!
Sinto agora o desejo de concluir esta reflexão com um cântico que julgo bem apropriado para este momento:
"Quando tudo diz que não, Sua voz me encoraja a
prosseguir;
Quando tudo diz que não, ou parece que o mar não vai se abrir;
Sei que não estou só e o que dizes sobre mim não pode se frustrar.
Venha em eu favor e cumpra em mim Teu querer!
O Deus do impossível não desistiu de mim;
Sua destra me sustenta e me faz prevalecer!
O Deus do impossível não desistiu de mim;
Sua destra me sustenta e me faz prevalecer!
O Deus do Impossível."
Quando tudo diz que não, ou parece que o mar não vai se abrir;
Sei que não estou só e o que dizes sobre mim não pode se frustrar.
Venha em eu favor e cumpra em mim Teu querer!
O Deus do impossível não desistiu de mim;
Sua destra me sustenta e me faz prevalecer!
O Deus do impossível não desistiu de mim;
Sua destra me sustenta e me faz prevalecer!
O Deus do Impossível."
Cordialmente;
Bispo Calegari
A VOLTA DE JESUS SERÁ ANUNCIADA PELA INTERNET
Franklin Graham afirma que a volta de Jesus será
anunciada pela internet
Redes sociais como Facebook e Twitter poderiam ser a salvação da humanidade?
Filho do conhecido evangelista Billy Graham, Franklin Graham acredita que a segunda vinda de Jesus Cristo será anunciada através das mídias sociais.
Em entrevista ao programa The Week, da rede ABC, ele afirmou: ”A Bíblia diz que todo olho verá [a Segunda Vinda de Jesus]. Como o mundo inteiro vai ver ao mesmo tempo? Eu não sei, a menos que pessoas de todo mundo comecem a compartilhar fotos e o assunto repentinamente ocupe a mídia mundial. Eu não sei. A mídia social poderá ter uma grande parte nisso”.
Graham esclarece que Jesus não “voltará” pelo Facebook ou Twitter, mas que as redes sociais anunciarão sua chegada, que poderia rapidamente tornar-se um trending topic sem precedentes.
Ele comparou o anúncio da segunda vinda com a maneira que os acontecimentos atuais no Oriente Médio têm se espalhado pelo mundo através do Twitter, do Facebook e até do YouTube.
E ainda enfatizou: ”Vivemos o tempo do espírito do anticristo… Quais são os sinais da Segunda Vinda? Guerra, fome, terremotos… com frequência cada vez maior, são como as dores de parto. Acredito que não há nenhuma dúvida… Estamos nos últimos dias desta era”.
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Vitória Final
Tenho me preocupado com este nosso mundo; tão
sujo, que... O melhor modo de demonstra-lo é através da figura de um mar de
lama. É triste reconhecer que os sistemas humanos o transformaram em uma lixeira
- tanto no âmbito moral como na esfera ambiental. A Bíblia nos diz: "Não
ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não
está nele" (I João 2.15). Todavia, nos tornamos tão dependentes dos sistemas
que regem este mundo - em sua maioria dominados e manipulados por Satã - que
existe o risco de sermos vencidos por eles, se não clamarmos a Deus.
Não é difícil perceber que o deus 'Mamom' está em evidência - roubando a honra e os sentimentos de muitos homens de bem - até mesmo em muitos ambientes cristãos. A ganância dos homens é vista no modo como depredam e comercializam tudo... Até mesmo valores considerados inegociáveis na Palavra de Deus. Em nome do poder econômico - regido por 'Mamom' - devastam florestas, destroem mananciais, transformam pobres em miseráveis e... Tentam envolver até aquilo que é sagrado em sua sede de poder. E o pior é que cada um procura justificar sua ganância, tentando alegar motivos que a justifiquem. Mas Jesus disse: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mateus 6.24).
O salmista Davi - ao testemunhar do seu livramento - declarou que Deus o tirou "dum lago horrível, dum charco de lodo" (Salmo 40.1). Portanto, não é de hoje a existência deste entendimento quanto ao estado deste mundo. O Apóstolo João, em seu tempo, já advertia: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno" (I João 5.19). Porém, a maioria das pessoas não está em condição de entender João - nem de falar como Davi - cabendo a nós, como Igreja, anunciar que esta libertação é possível.
Na verdade, é triste para mim ter que concordar que - do mesmo modo que uma 'tsunami' enlameou o Japão - um mar de lama envolve o mundo em que vivemos. Mas, pela graça de Deus, existe uma bendita esperança: Jesus Cristo! Ele disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16.33). Neste texto, Ele nos avisa quanto as aflições e nos exorta a ter bom ânimo. Também nos encoraja, ao sentenciar que Ele venceu o mundo! Isso mesmo: O Evangelho de Cristo vem tirando vidas deste lago horrível... Até a vitória final!
Cordialmente;
Bispo Calegari
Não é difícil perceber que o deus 'Mamom' está em evidência - roubando a honra e os sentimentos de muitos homens de bem - até mesmo em muitos ambientes cristãos. A ganância dos homens é vista no modo como depredam e comercializam tudo... Até mesmo valores considerados inegociáveis na Palavra de Deus. Em nome do poder econômico - regido por 'Mamom' - devastam florestas, destroem mananciais, transformam pobres em miseráveis e... Tentam envolver até aquilo que é sagrado em sua sede de poder. E o pior é que cada um procura justificar sua ganância, tentando alegar motivos que a justifiquem. Mas Jesus disse: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mateus 6.24).
O salmista Davi - ao testemunhar do seu livramento - declarou que Deus o tirou "dum lago horrível, dum charco de lodo" (Salmo 40.1). Portanto, não é de hoje a existência deste entendimento quanto ao estado deste mundo. O Apóstolo João, em seu tempo, já advertia: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno" (I João 5.19). Porém, a maioria das pessoas não está em condição de entender João - nem de falar como Davi - cabendo a nós, como Igreja, anunciar que esta libertação é possível.
Na verdade, é triste para mim ter que concordar que - do mesmo modo que uma 'tsunami' enlameou o Japão - um mar de lama envolve o mundo em que vivemos. Mas, pela graça de Deus, existe uma bendita esperança: Jesus Cristo! Ele disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16.33). Neste texto, Ele nos avisa quanto as aflições e nos exorta a ter bom ânimo. Também nos encoraja, ao sentenciar que Ele venceu o mundo! Isso mesmo: O Evangelho de Cristo vem tirando vidas deste lago horrível... Até a vitória final!
Cordialmente;
Bispo Calegari
quinta-feira, 5 de julho de 2012
GCEU - ADOLESCENTES
Liderada por Vinicius Ferreira a Célula dos Adolescentes é só alegria. Toda quarta-feira eles se reúnem na casa do Líder de Departamento Abner, para aprenderem um pouco mais de Deus.
"Ensina a criança no caminho em que deve andar". Pv 22:6
"Ensina a criança no caminho em que deve andar". Pv 22:6
terça-feira, 3 de julho de 2012
DEZ MOTIVOS PARA NÃO SER UM MISSIONÁRIO
Dez motivos para não ser um missionário:
1. Você quer que as pessoas pensem que você é aventureiro, corajoso e
nobre;
2. Você tem medo de compartilhar o evangelho com pessoas da sua própria
cultura;
3. Você deseja “civilizar” outras culturas, especialmente de acordo com a
sua própria civilização;
4. Você já tentou outras coisas e não sabe mais o que fazer;
5. Você pensa que isso finalmente te trará a satisfação e a paz que você
tem procurado;
6. Seus pais eram missionários e você quer continuar os negócios da
família;
7. Você deseja ver o mundo;
8. Sua igreja é muito voltada para missões e você não quer parecer menos
espiritual por não fazer o que todo mundo também está fazendo;
9. Você gosta de construir casas para as pessoas;
10. Você pensa que isso te fará mais justo perante Deus.
Dez motivos para ser um missionário:
1. Você adora Deus com todo o seu coração e é consumido pelo desejo de
anunciar sua Glória para todos os povos;
2. Você ama compartilhar o evangelho com os não crentes ao seu redor e
gostaria de fazer o mesmo em outra cultura;
3. Você deseja ver o arrependimento e a fé que vem de Deus salvando uma
cultura tão necessitada quanto a sua;
4. Você sente um chamado irresistível para pregar o evangelho e
compartilhar o amor de Deus em outro país, e amigos seus que são maduros na fé
também vêem esse caminho para você;
5. Você sente tanta alegria e satisfação em Jesus que não consegue
simplesmente não querer servir os perdidos ao redor do mundo;
6. Deus usou seus pais missionários para fazer crescer em você um amor
pelos eleitos de Deus espalhados pelo mundo que nunca ouviram o evangelho;
7. Você quer ver o mundo cheio da alegria e da glória de Deus;
8. Sua igreja muito voltada para missões te convenceu que seus medos e seu
egoísmo estão te impedindo de perseguir sua vocação missionária;
9. Você gosta de plantar igrejas que ensinam e doutrinam seus próprios
membros para diversos serviços;
10. Você é justo perante Deus mediante Jesus Cristo e deseja compartilhar
essa mesma verdade com os outros.
Traduzido por Filipe Schulz
segunda-feira, 2 de julho de 2012
RETIRO JOAD
Nos dias 22, 23 e 24 de Junho reuniram Jovens e Adolescentes no Acampamento Wesleyano para a realização do II Retiro Joad, aproximadamente 70 pessoas participaram do evento.
Deus agiu de forma sobrenatural, marcando e dando experiencias profundas a todos os participantes, através dos louvores, palavras, estudos e vigílias.
Assinar:
Postagens (Atom)