terça-feira, 17 de setembro de 2013

Conferência Edificar






































Missionária Paulina Faria Albino Gonçalves.
Casada com Pr. Emanuel José Gonçalves, trabalha com o Ministério de Missões da IMW Central de Petrópolis. Professora de Teologia do Antigo Testamento no Ceforte, Petrópolis. Licenciada em Filosofia pela UCP, no curso básico em Teologia pela EETAD, e Bacharel em Teologia pelo Ceforte, extensão Petrópolis. Atualmente, cursando a convalidação pela Faculdade Unida de Vitória. Escritora, autora dos livros Equilibrando a auto-estima e Olhando para Jesus. Redatora da revista Explicando as Escrituras para Jovens e Adultos.

domingo, 15 de setembro de 2013

O Dia da Escola Bíblica Domical

 “A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos” Entende-se por Escola Bíblica Dominical (E.B.D) o departamento da igreja responsável pela educação cristã, com ênfase no ensino da Palavra de Deus.

O primeiro Mestre citado nas Escrituras foi o próprio Deus. Isso é notado de modo inferencial em Gênesis 3.8-11, quando Deus ia falar com Adão, na viração do dia, certamente lhe dando ensinamentos. E de maneira mais explícita em Êxodo 4.12, quando Ele se propôs a ensinar a Moisés. Posteriormente o ensino ficou a cargo dos próprios pais (Dt 6.7-9).
Com o passar do tempo, o encargo do ensino da Lei ficou sendo tarefa também dos sacerdotes (Dt 24.8) e dos profetas (Is 6.8-10; Jr 11.1-4). Até mesmo reis bondosos aliavam-se aos sacerdotes, promovendo ensino para o povo (2 Cr 17.7-9).
Nos dias de Jesus, não faltou ensino, pois Ele mesmo se preocupou não somente em ensinar (Mt 4.23), mas também em preparar pessoas que dessem continuidade ao Seu ministério (Mt 28.19,20).
Mesmo sendo uma instituição moderna, a Escola Bíblica Dominical tem seus fundamentos num passado distante, registrado no Antigo Testamento, como podemos ver nos relatos de Esdras e Neemias ensinando ao povo (Ne 8.1-9).
O ensino na Escola Bíblica Dominical é ministrado com o intuito de alcançar um resultado tríplice: 
  1. ganhar almas para Jesus;
  2.  promover o crescimento e desenvolvimento espiritual do cristão;
  3. preparar obreiros para a seara do Mestre
 Tal ensino é oferecido de modo sistemático e gradativo, por meio de métodos e técnicas apropriadas, respeitando as necessidades, limitações e a capacidade de cada faixa etária, quer se trate de crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens ou adultos.

Como agência de formação religiosa, a E.B.D. deve estar devidamente equipada, tanto no que se refere ao corpo docente e ao segmento responsável pelo material didático de apoio como também ao aspecto logístico.

A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos, para que se tornem alunos assíduos.
Mais do que em qualquer outra época, atualmente é imprescindível que o cristão sinta interesse em aumentar os seus conhecimentos bíblicos, a fim de possuir condições não só para enfrentar dificuldades e adversidades, mas principalmente para triunfar sobre o pecado que tão de perto nos rodeia (Hb 12.1b).

Em certa ocasião, o próprio Jesus criticou os fariseus dizendo-lhes que, por falta de conhecimento das Escrituras, eles eram levados a erros (Mt 22.29).

O mesmo acontece em nossos dias. A falta de conhecimento sobre o Senhor Jesus leva muitos a negarem a fé, e um grande número é conduzido pelo caminho da perdição. Mas a Bíblia nos ensina: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.32).
Seja, pois, um aluno permanente da Escola Bíblica Dominical, onde, certamente, você se apropriará de conhecimentos importantes que trarão benefícios não somente nesta vida, mas também para a vida eterna com Cristo Jesus, Senhor nosso.

Comemoramos o Dia da Escola Dominical (15/09), na Escola Simplício Binas, com aulas/atividades diferenciadas e um almoço delicioso.











segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Secretaria Regional de Missões 2 Região IMW

Em setembro teremos a oferta Regional de Missões, este vídeo dar uma noção das necessidades da Secretaria Regional de Missões.

10 PASSOS PARA SAIR DAS DÍVIDAS


1. ORE, pois a oração é a prioridade do crente em toda e qualquer situação.

2. Faça um ORÇAMENTO, pois ele o ajudará a planejar com antecedência o que você fará com o seu dinheiro. Crie uma planilha para começar.

3. Faça uma LISTA DE BENS, coloque todos eles relacionados isso o ajudará a saber se há alguma coisa que pode ser vendida para ajuda-lo no pagamento de dívidas. Geralmente temos guardado algo que não usamos mais.

4. Faça uma LISTA DE SUAS DÍVIDAS, ela o ajudará a saber na realidade o quanto você deve e para quem deve.

5. Estabeleça um PLANO DE PAGAMENTO, eliminando primeiro as pequenas dívidas e depois as maiores que têm maior taxa de juros. Faça isso utilizando o dinheiro que supostamente sobrará da quitação das dívidas menores.

6.Tenha uma RENDA EXTRA, use a sua criatividade de tente fazer alguma coisa para conseguir ganhar um pouco mais de dinheiro.

7. NÃO FAÇA UMA NOVA DÍVIDA, às vezes para se conseguir uma renda extra alguns fazem novas dívidas. Mas este não é um caminho certo a se perseguir, quando queremos nos livrar de dívidas.

8. Esteja CONTENTE com o que você tem e não ceda aos ataques da mídia e dos catálogos que dizem que você precisa disso ou daquilo. Você já tem o suficiente para sair da sua dívida e o que você almeja adquirir, com o tempo e sabedoria você terá, é só uma questão de paciência. Na verdade um bom conselho é que você não use mais o talão de cheques e nem o cartão de créditos nesta fase.

9. Faça uma MUDANÇA RADICAL no seu estilo de vida, passe a fazer compras em lugares mais baratos, leve marmita ao invés de comer no restaurante, compre menos e economize ao máximo nas coisas que costumeiramente você não economizaria, apague a luz ao sair de um ambiente, desligue torneiras, etc... Estas atitudes irão fazer você enxugar os gastos de cada mês fazendo seu dinheiro render mais.

10. NÃO DESISTA, seja perseverante e não se deixe esmorecer por não ver os resultados imediatamente, tudo na vida sempre é mais difícil no seu início, por isso permaneça no propósito, pois você tem um objetivo, sair das dívidas. Cada dia é um dia muito importante nessa batalha.


Idéias extraídas do CROW - Ministério de Finanças - livro do participante - Comentários de Denis Martins de Figueiredo.