Se causou surpresa o convite de Jesus para Mateus, um coletor de impostos, de largar tudo para segui-lo, maior surpresa foi o fato de Mateus ter aceitado o convite.
Este exemplo demonstra claramente que não podemos fazer distinção de pessoas quanto ao anuncio da mensagem do evangelho, pois pessoas que aos nossos olhos não farão a menor questão do evangelho, podem muito bem abrir o seu coração para a mensagem de Jesus e se converter ao Caminho Sobremodo Excelente.
Mateus ao se converter se transformou num canal de bênçãos para todos os homens, vide o Evangelho de Mateus.
Muitas vezes, uma pessoa de aparência indiferente pode muito bem guardar no peito um coração ávido por Deus e por sua Palavra.
Ao longo do dia, tratamos com uma diversidade de pessoas que foram moldadas por filosofias vãs e costumes religiosos. Tais aios são verdadeiros deuses para estas pessoas. Elas estão de tal maneira apegadas as suas tradições que acabam por acreditar que seguindo desta forma estão verdadeiramente servindo a Deus.
Uma outra análise é a de que a estrutura que elas ergueram para si, a nossas vistas, se tornam para nós um grande obstáculo para que Cristo seja apresentado. Acreditamos até que não há espaço no coração delas para a verdadeira "Religião”.
Entendo que Jesus quer nos ensinar que a religiosidade de tais homens não tem nada a ver com a nova vida que Ele está a oferecer. Inclusive, não há espaço nem para adaptações. E que as velhas estruturas religiosas precisam e devem cair por terra para que o novo de Deus possa ser vivido.
É neste ponto que entra a mensagem do evangelho de Jesus Cristo, pois é a única e poderosa força capaz de realizar tal milagre. O coração é aquebrantado, a alma é compungida, o espírito é tocado, mãos se levantam aceitando a Cristo, espiritualmente há uma ressurreição, o velho homem morre e uma nova criatura surge. A mudança vem de Deus para o homem, pelo poder do Espírito Santo.
Assim, o que precisamos fazer é anunciar-lhes a mensagem de Cristo, pois quem sabe hoje não é o dia de Deus quebrar as velhas estruturas e erguer novas no lugar daquelas antigas.