segunda-feira, 2 de setembro de 2013

10 PASSOS PARA SAIR DAS DÍVIDAS


1. ORE, pois a oração é a prioridade do crente em toda e qualquer situação.

2. Faça um ORÇAMENTO, pois ele o ajudará a planejar com antecedência o que você fará com o seu dinheiro. Crie uma planilha para começar.

3. Faça uma LISTA DE BENS, coloque todos eles relacionados isso o ajudará a saber se há alguma coisa que pode ser vendida para ajuda-lo no pagamento de dívidas. Geralmente temos guardado algo que não usamos mais.

4. Faça uma LISTA DE SUAS DÍVIDAS, ela o ajudará a saber na realidade o quanto você deve e para quem deve.

5. Estabeleça um PLANO DE PAGAMENTO, eliminando primeiro as pequenas dívidas e depois as maiores que têm maior taxa de juros. Faça isso utilizando o dinheiro que supostamente sobrará da quitação das dívidas menores.

6.Tenha uma RENDA EXTRA, use a sua criatividade de tente fazer alguma coisa para conseguir ganhar um pouco mais de dinheiro.

7. NÃO FAÇA UMA NOVA DÍVIDA, às vezes para se conseguir uma renda extra alguns fazem novas dívidas. Mas este não é um caminho certo a se perseguir, quando queremos nos livrar de dívidas.

8. Esteja CONTENTE com o que você tem e não ceda aos ataques da mídia e dos catálogos que dizem que você precisa disso ou daquilo. Você já tem o suficiente para sair da sua dívida e o que você almeja adquirir, com o tempo e sabedoria você terá, é só uma questão de paciência. Na verdade um bom conselho é que você não use mais o talão de cheques e nem o cartão de créditos nesta fase.

9. Faça uma MUDANÇA RADICAL no seu estilo de vida, passe a fazer compras em lugares mais baratos, leve marmita ao invés de comer no restaurante, compre menos e economize ao máximo nas coisas que costumeiramente você não economizaria, apague a luz ao sair de um ambiente, desligue torneiras, etc... Estas atitudes irão fazer você enxugar os gastos de cada mês fazendo seu dinheiro render mais.

10. NÃO DESISTA, seja perseverante e não se deixe esmorecer por não ver os resultados imediatamente, tudo na vida sempre é mais difícil no seu início, por isso permaneça no propósito, pois você tem um objetivo, sair das dívidas. Cada dia é um dia muito importante nessa batalha.


Idéias extraídas do CROW - Ministério de Finanças - livro do participante - Comentários de Denis Martins de Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário