sexta-feira, 15 de março de 2013

As Bases do GCEU



by Elizeu Gomes

O Sistema de fluxo que o GCEU usa, vai além de ser apenas um programa da reunião nos lares. Uma igreja que abraçar a causa dos pequenos grupos com o intuito apenas de reunir pessoas nos lares, só pelo simples fato que muitas denominações estão fazendo isto hoje, não sabe do que vai enfrentar.

O GCEU propõe um crescimento cristão implícito na filosofia dos pequenos grupos. O GCEU tende a motivar ao novo crente, ou mesmo ao crente mais experiente, uma sequência de bases visando um sistema de fluxo, auto sustentável e ao mesmo tempo reciclável.

Atendendo ao fundamento que Paulo menciona em Efésios 4.12: "...tendo em vistas o aperfeiçoamento dos Santos". A palavra aperfeiçoar da-nos uma ideia de trabalho continuo ate que se objetive um crescimento. Isto tudo tem a haver com a Qualidade de vida crista também.

Desta forma o GCEU trás uma filosofia de crescimento dentro do corpo "com vistas ao aperfeiçoamento". São 4 bases que o GCEU proprõe:

  • Base 1 (Comunhão e Evangelismo);
  • Base 2 (Discipulado e Mentoração);
  • Base 3 (Capacitação e Preparo);
  • Base 4 (Missão e Ministérios).

Não tem sentido grupos reunirem-se em casas apenas por reunirem-se. O começo sempre será festa, mas um ano, dois, três anos depois, as pessoas perguntarão: "E agora?" Para evitar este colapso de visão, temos que nos prevenir para que a prevenção não seja confundida com a preocupação.

A prevenção significa antecipar situações prováveis e construir um programa de atendimento, preocupação e sair atrás de situacoes para serem resolvidas e só ocorreram por falta de planejamento. Quem não planeja, se preocupa.

Antes de explicar estas bases quero focar em três iniciativas que a nossa igreja programou para todos trabalhassem em harmonia embora a diversidade de serviço. São três orgãos com funções gerais que hoje nossa denominação abraçou:





  • DONS E MINISTÉRIOS.


A ESCOMIW faz o trabalho da infantaria, vai na frente, realiza a pesca maravilhosa.

O GCEU recebe as redes, coordena, realiza a triagem, limpa os peixes.

DONS E MINISTÉRIOS coloca os peixes no mercado, usando categorias que se desenvolverão através do descobrimento dos dons e a locação dos ministérios.

______________________________________

BASE 1 - COMUNHÃO E EVANGELISMO.


Esta Base será realizada nas casas. O objetivo sempre será que os crentes aumentem a comunhão entre si, tirando os paradigmas de uma igreja grande que possuem números e não pessoas.

O calor humano aumenta, as necessidades são atendidas quase que em tempo real. Alem de ser um ponto de comunhão também serve como ponte de evangelismo.

Onde pessoas que possuem resistência de ir a uma grande igreja, ou meramente a um templo, não se sentirão constrangidas em estarem numa casa, num lar, especialmente de um amigo. Organizações controem lideranças, ministérios controem pessoas e GCEU tem sido um ministério antes de tudo.

_______________________________________

BASE 2 - DISCIPULADO E MENTORIAÇÃO.

Depois que pessoas já passaram pelas reuniões nos lares, inclusive aquelas que foram conectadas ao templo através de sua decisão pessoal por seguir a Cristo, deverão agora ir para outro grupo, o discipulado.

Algumas vantagens aqui acontecem, eles reciclam de grupo, conhecendo novas pessoas e aumentando a comunhão na igreja. Estas pessoas estarão indo para um novo grupo, o grupo de discipulandos. Nesta ocasião o líder, bem preparado vai conduzir com qualidade aqueles relacionamentos.

O Nosso discipulado desenvolve uma caracteristica importante, haverá uma mentoriação no sentido de acompanhar o discípulo. A Missionaria Marleide Rodrigues já desenvolveu um livro a respeito.

O que não acontece no GCEU Base 1, por que no GCEU Base 1, o facilitador quase não gerência as situacoes e repassa todas as situacoes para a igreja mãe. Ja no discipulado, a mentoracao será intensa.

Inclusive com tarefas semanais para as pessoas colocarem em pratica o que estão aprendendo. Nosso discipulado não consiste apenas em monologo e sim em dialogo interativo. As reuniões podem ser no templo ou continuar nas casas.

__________________________________________________________
BASE 3 - CAPACITAÇÃO E PREPARO.

Uma vez que a pessoa veio através do GCEU Base 1, ingressou e fez totalmente a Base 2, inicia-se o discipulado, chegou a hora de conhecer melhor esta pessoa como ela poderá trabalhar no corpo de Cristo, como sua vida poder ser útil a vida da igreja.

Entretanto, será necessário um preparo para extrair o melhor desta pessoa par o Reino de Deus. Assim, temos a Base 3, onde as pessoas farão testes vocacionais, psicotecnicos, terão entrevistas sobre como elas vêem a igreja de que forma ela pode interagir para abençoar a comunidade, como ser um agente de transformação na igreja, quais os servos que ele desejaria oferecer para ajudar na causa de Deus.

São em torno de 110 testes elaborados pela iniciativa dos Dons e Ministérios. Uma vez a pessoa descoberta em seus dons e talentos. Ate aqui o seu crescimento esta sendo de QUALIDADE. Uma pessoa certa, no lugar certo, terá sucesso!.

_____________________________


BASE 4 - MISSÃO E MINISTÉRIO

Ao chegar nesta ultima base, a pessoa estará pronta para auxiliar alguém na Igreja:

a) Os que que ajudam desenvolver uma função que no futuro serão sua ou terão envolvimento na mesma equipe. Então já teremos pessoas certas, indo para os lugares certos, fazendo as coisas certas.

b) Nesta fase a Igreja define os Dons e Ministerios e onde as pessoas deverão atuar. O Pastor local recebe das bases o dossiê completo sobre aquela pessoa, e como ela foi na base 1, 2 ,3 e agora na Base 4. Fica ate melhor para assembleia votar nas pessoas certas para seus cargos.

A Proposta do GCEU é de um crescimento constante, continuo, reciclável e auto-sustentável.

Que Deus abençoe você nesta nova empreitada. Abrace a ESCOMIW, OS DONS E MINISTÉRIOS
Precisamos melhorar e juntos o faremos com alegria

Elizeu Gomes
Coordenador Nacional do GCEU
IMW

Nenhum comentário:

Postar um comentário