segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

NO LUGAR ERRADO, NA HORA ERRADA.








Da cidade de Santa Maria no interior gaúcho veio uma tragédia que está comovendo o país inteiro.

Mais de duas centenas de jovens, a maioria com menos de 25 anos, morreram em decorrência de um incêndio que ocorreu numa boate, por nome Kiss (beijo em inglês).

O incêndio começou às duas horas e quinze minutos da madrugada, quando um dos integrantes da banda “Gurizada Fandangueira” que se apresentava na boate, usou um sinalizador para incrementar o show que faziam.

A pirotecnia levou a uma pequena chama, que se espalhou a partir de material inflamável no teto da boate.

A maioria das vítimas morreu asfixiada em decorrência da aspiração da fumaça tóxica.

Ao chorar esta tragédia, O Brasil inteiro poderia se perguntar: o que os nossos jovens estão fazendo das suas vidas? Ou, com o que e com quem eles estão envolvidos¿ Ou ainda, como gastam o seu tempo?

Muito embora a maioria dos jovens da tragédia de Santa Maria fossem estudantes universitários (são 35 mil estudantes na cidade de Santa Maria, onde estão localizadas 11 faculdades e uma Universidade Federal), a morte destes revela como os nossos jovens estão longe do projeto das suas vidas.

Mortes fora de hora, fora do tempo, fora de propósito, fora da vontade de Deus.

Famílias enlutadas por seus jovens, cujo compromisso naquela noite era com eles mesmos.

Contudo, podemos constatar que estas perdas não são únicas, não é fato exclusivo, e nem se resume ao local, mas pode ser percebido ao que acontece com milhares de jovens em todo o Brasil, inclusive em Itanhém ou em sua cidade caro leitor.

A tragédia é recorrente, repetitiva, milhares de vidas estão sendo perdidas, estão se perdendo, principalmente de jovens, que só tem uma intenção muitas vezes em suas vidas: “curtir”.

A minha reflexão é que os jovens estão se perdendo sem reconhecer que o verdadeiro sentido de suas vidas não foi alcançado.

As pessoas não pensam em Deus, não pensam no propósito D’Ele para suas vidas. Se pensassem assim seria diferente.

Deus fez cada homem e mulher para louvá-lo, para adorá-lo, para servi-lo, com a sua alma, com seu corpo, com seu espírito, com as suas ideias, ações, realizações.

E muito mais os jovens, que tem o vigor, o dinamismo, o ímpeto, o entusiasmo, a coragem, a força de vontade e... o sonho.

O Brasil chora os seus mortos, as famílias choram os seus mortos, e eu me pergunto: e Deus?

Sem dúvida Deus chora os seus jovens.

Diariamente tragédias humanas acontecem e consomem aqueles que seriam o fruto do penoso trabalho de Deus: os futuros pregadores, evangelistas, missionários, pastores, mestres... tanta gente boa...

E esta tragédia humana, familiar, social, pode ser resumida pela frase da jornalista Sandra Annenberg que fez a cobertura para o Jornal Hoje, da Rede Globo, do ocorrido em Santa Maria: “A dor de cada um é a dor de todos nós”, inclusive de Deus e da sua Igreja.

Pr. Jefferson Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário