terça-feira, 12 de maio de 2015

Carta Pastoral


3ª Carta Pastoral do Mês de Maio de 2015.

Amados Gceuleyanos, que amor é este?
Tendo em vista o dia das mães no último domingo, procuramos abordar o assunto que está na raiz da relação entre as mães e os filhos, o amor. Contudo, muito embora as mães amem de uma maneira muito valiosa, o fundamento do amor de uma mãe é o amor de Deus.
Essencialmente Deus inseriu o seu amor nas mães. Inclusive, por isto, quem deve ser admirado, reverenciado, adorado é Deus e não a minha mãe, ou a sua mãe.
O texto que trazemos é o de Marcos 7: 24-30, que fala de uma mãe que primeiro submete-se a um encontro com Jesus por causa de sua filha que está enferma espiritualmente em casa; depois, neste encontro ela se humilha publicamente quando, em meio a uma pequena multidão, se ajoelha aos pés de Jesus; em terceiro lugar ela tem também o seu orgulho quebrado quando é inferiorizada numa pequena parábola de Jesus; e, por fim, admite publicamente sua condição de pobre pecadora. Como resultado, Jesus valoriza cada uma das suas atitudes. Como mãe sua postura era irrepreensível. E a despede liberando uma benção de vitória para ela e sua filha.
O que uma mãe é capaz de fazer por seu filho não é mesmo? Contudo, ainda assim é pouco pelo que o Senhor é capaz de fazer por nós: “Aquele que nem mesmo o seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Rm 8: 32)
Este versículo demonstra o quanto Deus nos ama, pois foi capaz de dar o seu único filho por nós. Ele não deu seu segundo filho, ou o seu terceiro, ou o décimo, o Senhor se privou de seu único filho por nós. Pela nossa libertação. Pela nossa redenção. Pela nossa salvação (Leia João 3: 16 e comente sobre o amor de Deus). Gerar filhos, o ser mãe, é algo exclusivo da mulher. Contudo, o amor é dom de Deus e ele o concede ao ser humano para que este possa experimentar e o vivenciar.
Assim, o amor de Deus é a base de tudo, incluindo do amor de uma mãe para com o seu filho, pois por acaso “haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo eu não me esquecerei de vocês. Veja eu gravei vocês nas palmas das minhas mãos” (...) – Isaías 49: 15-16a
Por amor, Deus anda no vale de morte conosco (Sl 23: 4), foi até a morte (Hb 9: 15) e entrou nos céus para nos inaugurar o caminho (Hb 9: 24). Que amor é este?
Um grande abraço a todos,

Pr Jefferson Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário