quinta-feira, 7 de junho de 2012

A MOEDA PRECIOSA DE DEUS


“Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la¿ E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz ‘alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. Lc 15: 8-10

 É incrível e maravilhoso o amor de Jesus por nós.

Ele é incansável.

O Senhor emprega esforços a fim de encontrar o homem perdido, e quando encontra o Senhor tem poder para salvá-lo, transformando e aperfeiçoando a sua vida. 

Para a sua redenção, o homem conta com o agir de Deus, com sua total atenção e presteza, “todo o seu tempo” é investido com a finalidade de cumprir esta maravilhosa tarefa.

Uma breve observação da parábola da moeda perdida leva-nos a entender o esforço de Deus para redimir o homem perdido:

- Acendeu a candeia, varreu a casa e procurou atentamente.

1º) ...acender a candeia. Aqui há todo um processo para iluminar a casa afim de encontrar a moeda perdida.

Pensemos na tarefa do Espírito Santo, que com sua luz faz dissipar todas as trevas, em como na região da sombra da morte Ele faz resplandecer sua luz, iluminando não só o perdido mais também o seu caminho de escape, o seu caminho de retorno ou de saída;

2º) ...varrer a casa. Aqui há um dispêndio de energia, atenção, técnica e estratégia.

Esta etapa nos sugere a tríplice intervenção do Espírito Santo: Ele convence o homem de sua condição de pecador, Ele convence de que existem consequências para o pecado, aquilo que o homem planta, ele colhe, e Ele convence de que há uma condenação para o perdido. Por isso à necessidade de arrependimento, de confissão, de clamor por socorro, de tomada de decisão por mudança de postura, de santificação;

3º) ...procurar atentamente pela moeda. Com a candeia na mão e depois de varrer toda a casa, começa o processo de “pente fino”, da procura minuciosa pelo objeto perdido. Aqui não há preocupação quanto ao tempo em si, mas com o objeto a ser encontrado. O foco é o objetivo, resgatar o que se havia perdido.

A conversão do pecador ao Senhor Jesus Cristo provoca uma onda tão grande de alegria no coração de Deus, que Ele proclama festa no céu. Pode-se dizer que é o coroamento, o fechamento (e com ‘chave de ouro’), de toda a intervenção divina a fim de resgatar a sua moeda preciosa.


Sobre a obra de Deus em sua vida, John Stott escreveu: “O fato de eu ser cristão não se deve em última análise a influência de meus pais e professores, nem à minha decisão pessoal por Cristo, mas ao próprio Jesus Cristo, que me perseguiu incansavelmente, mesmo quando eu estava correndo dele a fim de seguir meu próprio caminho. Se não fosse pela perseguição graciosa, hoje eu estaria na lata de lixo das vidas desperdiçadas e descartadas.” 

Pr. Jefferson Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário