domingo, 6 de outubro de 2013

Carta Pastoral 02 – As más companhias corrompem os bons costumes


Texto básico: I Cor 15: 33
Caros irmãos do GCEU,
Na última reunião estudamos o valor de uma amizade. Hoje veremos a outra face da moeda, ou seja, como as más amizades nos prejudicam na comunhão com Deus e com o próximo, e como podem adulterar a nossa fé e a nossa boa consciência.
Somos muitas vezes influenciados erradamente por informações de pessoas do nosso círculo de amizade. Precisamos estar atentos a isto. No texto destacado, Paulo chama atenção da igreja de Corinto para pessoas que, aproveitando de certa influência com os irmãos, estavam corrompendo a mensagem da ressurreição de Cristo e da vida eterna.
Já o exemplo de Pedro é excelente para ilustrar a mensagem de que, se não formos vigilantes na escolha das nossas companhias, podemos nos deixar influenciar por palavras e atitudes que nos farão pecar contra o nosso Deus.
Veja bem, Pedro estava tendo o seu caráter transformado, mas pressionado por más companhias negou a Cristo três vezes (Jo 18: 17, 25 e 27), mentiu (Jo 18: 26, 27), praguejou e jurou falsamente (Mt 26: 74).
Em outra ocasião, quando se associou com cristãos judaizantes (que criam que além da graça, os gentios precisavam observar as leis judaicas para se salvarem) se tornou repreensível (Gl 2: 11) e dissimulado (Gl 2: 13), pois se omitia diante das imposições dos crentes judaizantes aos crentes gentios, parecendo concordar com eles, mesmo sabendo que a exigência deles (ou seja, que os gentios vivessem como os judeus) era totalmente sem fundamento.
Assim amados, a amizade tem o seu valor, mas falsos amigos certamente são prejudiciais. Para finalizar, não é vão o conselho do salmista Davi no Salmo 1º “não siga o conselho dos ímpios” (v.1), pois ele “leva a destruição” (v.6).
Obs.: Amados pilotos, por favor, avisem da Conferência Edificar no sábado, dia 12, será de graça. Expliquem que é para o crescimento espiritual de todos os irmãos. Apesar de ser o dia todo (de 09 da manhã, às 09 da noite, com intervalo para almoço e café da tarde), não vai fazer mal, só bem. Se quiserem almoçar, combine com a Juliete, o valor é R$ 8,00. Haverá também venda de lanche a noite para quem quiser. A preletora, Missionária Paulina, lançou um ótimo livro sobre edificação: Favos de Mel. Quem quiser adquirir, reserve R$ 20,00. Invista em sua educação cristã. Ok?
Obs2.: Caro Piloto, procure saber com a irmã Lourdes e com o irmão Izailton sobre a programação dos respectivos departamentos e avise pra mim, por favor, para os integrantes do seu GCEU. Grato.

Pr. Jefferson Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário