quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Carta Pastoral 1 - “O Valor de uma amizade”


Texto básico: 2 Timóteo 4: 6-22
Caríssimos irmãos do GCEU,
Neste domingo passado, a pregação no culto da noite ficou a cargo da nossa missionária em Santa Rita, Iara Dourado. Utilizando o texto básico acima, ela falou sobre o tema amizade. O Apóstolo Paulo, na condição de preso em Roma e em seus últimos dias de vida, escreve ao seu amigo e filho na fé, Timóteo, aquela que seria uma das últimas cartas de Paulo a Igreja de Cristo, que naquele momento se estabelecia na Europa e já se fazia conhecida (Atos 28: 22).
Suas últimas palavras registradas em forma de carta, fala sobre o valor da amizade. Ele, Paulo, acabara de ser abandonado por Demas, alguém que ele pensara ser seu amigo, e pedia a Timóteo, que viesse suprir aquela lacuna. Imagine a cena: Paulo, preso por pregar o evangelho de Cristo e sendo frustrado por Demas, pois contava com este para suportar o peso psicológico daquela prisão. Entretanto, ele tinha amigos de verdade, como Lucas (v.11), que não o abandonou apesar das circunstâncias e Timóteo, que viria de longe para acompanhá-lo naqueles que seriam os seus últimos dias. Você não acha que precisamos cultivar amizades para sermos supridos em momentos como estes?
Na prisão, Paulo encontrou forças para reconciliar-se com Marcos (v.11). No livro de Atos (15: 36-41) é narrado uma dissensão entre Paulo e seu amigo de missões Barnabé por causa da inconstância de Marcos. Agora, Paulo solicita que Marcos possa vir com Timóteo, para se juntar ao ministério de Paulo em Roma. Ainda que preso, Paulo não permitiu que nenhuma magoa encontra-se espaço em seu coração. Há alguém que você precisa reconciliar-se? Se há, não perca tempo.
Um outro amigo que nos chamou atenção pela mensagem de domingo foi Carpo (v.13). Depois de estar hospedado em sua casa, Paulo deixa ali a capa e os seus livros de estudo teológico. Esta atitude revela a confiança de Paulo com aquele homem de Deus, pois ao deixar ali algo tão pessoal como a capa, podemos entender a intimidade entre aqueles dois amigos (Você se lembra qual era a função da capa na explicação da missionária?)  
Entretanto, sobre todas as amizades (e inimizades), devemos destacar a amizade de Deus. Este é o amigo fiel, o amigo de todas as horas, sua amizade não falha. Nos versículos 16 a 18 Paulo apresenta este amigo. Quando todos faltaram, Deus estava ali. É interessante como Paulo não perde a fé no pior momento de sua vida, diante um tribunal que o inquiria, sem poder contar com nenhum outro, o apóstolo sente o fortalecimento de Deus através de Sua assistência espiritual, e é encorajado mais e mais.
Em muitas ocasiões, vemos pessoas reclamarem da ausência de pessoas, ou de amigos e até mesmo da igreja diante de situações adversas, mas sempre ouvimos da boca de homens e mulheres de fé, que Deus, o Senhor, foi o auxílio, nunca os abandonando e como a Paulo, suprindo de força nos momentos mais difíceis.

Obs.: Caro piloto, não se esqueça do relatório de presença, do momento da oração e de perguntar se alguém já teve as suas orações respondidas. Ok? Um grande abraço do seu pastor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário