sábado, 14 de dezembro de 2013

GCEU, A WESLEYANA EXPLODE EM PEQUENOS GRUPOS POR TODO PAÍS



"A trajetória silenciosa e fascinante de uma igreja que retorna, em tempo, às suas origens e sua identidade histórica"

Todos sabem que o Brasil, em termos evangélicos, vive e sobrevive, em muitos casos, apenas de "modismos". De vez em quando vem uma nuvem de "algo novo" e “sobrenatural”, depois passa e muitos ficam esperando a "próxima o...nda. É até paradoxal dizer, no entanto, a Igreja Wesleyana é conhecida por seu anonimato. Não possui um líder nacional de extrema exposição na mídia, não tem propriedades de Radio, TV, também não possui expressão na política nacional, etc.

Consequentemente, consegue vencer os modismos sem se curvar a nenhum deles, seu crescimento é modesto, porém constante e gradativo, onde aos poucos, os pregadores wesleyanos vão conseguindo manter a paz com todas as denominações, ao mesmo tempo em que é admirada pelo seu valor, equilíbrio e cunho histórico.

À menos de uma década a igreja começou investir, de fato, na estratégia de pequenos grupos. Paralelamente, no mesmo período, o Brasil, importou dentro da “filosofia do modismo” um movimento também de pequenos grupos, que na euforia da correria pelo "El dourado gospel", o projeto foi banalizado, desvirtuado e alterado, de uma forma que comprometeu a singeleza e a seriedade do evangelho genuíno e autêntico.

Assim, para trazer uma resposta a essa nuvem que passou sobre o país, e por entender que os pequenos grupos é um movimento bíblico, a Igreja separou uma equipe de pastores para averiguar e remeter um projeto fora de qualquer tramitação com o que se passara no país.

Esta comissão foi formada pelos pastores: Anderson Caleb, José Damião, Vitor Cleveland, Silvio Coelho, e Marciolando Rabelo. De fato, a resistência ainda perdurou um bom tempo entre muitos de nossos pastores, o projeto chegou a ser lançado, porém quase arrefeceu dado à dificuldade de se adereçar a um assunto que lembrava uma catástrofe nacional recente.

O então Secretário Geral de Educação Cristã, Pr. Anderson Caleb, foi o homem a quem Deus usou para resgatar um projeto que era, na verdade, de linha metodista e prática wesleyana. Desta forma, lançou duas revistas e promoveu o assunto amplamente e com propriedade. Assim, na virada do Concílio Geral de 2009, quando o Pr. Geraldo Lucio assumiu a pasta deixada, agora pelo Revmo. Sr. Bispo Anderson Caleb. da Secretaria Geral de Educação Cristã, o Pr. Geraldo Lucio precisava levantar uma equipe, além do CEFORTE, Voz Wesleyana, W-Music, e tantos outros órgãos da secretaria, também o GCEU.

O Pr Elizeu Gomes, estava recém chegado dos EUA onde viveu 11 anos e não somente trabalhou como também cursou academicamente o fenômeno dos Pequenos Grupos. Porém, o Pr. Geraldo sabendo do grau de envolvimento do Pr. Elizeu com a música, propôs-lhe assumir a Wesleyana Music.

De certo o Pr. Elizeu Gomes se relacionava profundamente com música, entretanto, no seu coração apaixonado pelo movimento dos pequenos grupos, pairava a vontade de pelo menos ajudar algum líder na implantação do GCEU (Grupo de Crescimento, Edificação e Unidade). De fato. Pr Geraldo Lúcio convidou Elizeu Gomes para compor a pasta da W-Music e em seu escritório particular em Vitória, o Pr. Geraldo recebeu o Pr. Elizeu, que prontamente atendeu ao convite de estar nesta reunião, contudo, declinou quanto à assumir a direção musical da denominação.

O Pr. Elizeu, sentado â frente de Geraldo Lúcio, percebeu a frustração do Pr. Geraldo por não ter atendido ao convite e ainda mais a expectativa do Secretário Geral. Elizeu solicitou ir ao sanitário e quando atravessou a sala, deixando Geraldo Lúcio olhando para mesa e os papéis, assim que Elizeu atingiu o hall central do apartamento, sua alma dizia dentro de si "SENHOR, eu quero muito trabalhar com os Pequenos Grupos na minha denominação, mas não vou pedir ao Secretário... se o SENHOR possui um lugar para eu servir nesta área, fale com ele..." No mesmo instante, o Pr. Geraldo Lúcio gritou da outra sala: "E O GCEU?" Elizeu Gomes parou no corredor e voltou correndo dizendo: " O que o Sr. disse?"..."GCEU!" - retrucou o Pr Geraldo..."Eu preciso nomear alguém para assumir o GCEU". Os olhos o do Pr. Elizeu Gomes encheu-se de lágrimas e tender que era de Deus naquele momento aceitou o desafio por entender que era de Deus para sua vida, ministério e denominação.

A correria foi grande. De imediato Elizeu já elaborou um vídeo para os Bispos a respeito dos planos e apresentou ao Conselho Geral. Criou um blog, uma rádio web e um e-mail exclusivo, Iniciou a caminhada de série de seminário SIM (Seminário de imersão) e o SIGA (Simpósio Interativo de GCEU Avançado). Com o apoio de todas as Regiões os seminários foram crescendo, quem já realizava o GCEU continuou, quem não fazia iniciou e assim a batalha foi e está sendo grande. Noites à fio sem dormir, viagens de norte a sul do Brasil, até Portugal, aconselhamentos a pastores plantadores de GCEU, artigos, Power points, vídeos educativos e muito mais.

Hoje, o GCEU se alastra por todo o país, uma velocidade que cresce a todo instante, testemunhos diversos, inúmeras páginas de FACEBOOK contando as mais belas histórias de crescimento e evangelismo. O CP - Conselho de Publicações, através do seu Presidente, Pr Agnado Valadares, tornou-se um parceiro desta cruzada e mantém uma publicação exemplar para equipar o GCEU. Igrejas estão sendo motivadas, crescem, dão oportunidade para mais pessoas trabalharem e há um avivamento em todas as regiões.

O Espírito Santo de Deus está soprando sobre a Igreja Wesleyana neste regresso às suas origens, pois foi Suzanna Wesley que no século XVIII, criou seus filhos, entre eles. John Wesley que depois de vida adulta construiu o movimento Metodista, que perdura há mais de 3 séculos, sobre os alicerces apostólicos dos Pequenos Grupos. As sociedades Metodistas espalharam santidade e compromisso com Deus por todo a terra.

A Wesleyana não é a igreja perfeita e nem mesmo a única ou exclusivista, porém ao manter-se firme sem titubear a respeito dos modismos que vem assolando povo de Deus, reafirma seu lugar na história com despenseira do legado do Evangelho genuíno, apostólico e amoroso.

Ao comentar com o Pr. Elizeu Gomes de sua felicidade por ver os frutos do trabalho e de milhares de pessoas que a cada dia vão entendendo o valor do GCEU, ele diz: "Eu já sabia, Jesus é bom!" . É como sempre dizia o saudoso Bispo Gessé Teixeira de Carvalho: "A Igreja wesleyana é uma missão, estamos cumprindo".

O Revmo. Bispo Elisiário Alves dos Santos, juntamente com os demais Bispos e membros do Conselho Regional, tem dado apoio total e irrestrito, sabemos que é por isto que agora, baixo esta autoridade concedida, a Igreja explode, sem modismo, sem febre e sem sensacionalismo irresponsável, em pequenos grupos, retornando com classe ao seio da Igreja Primitiva:

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 5E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar".

Todos estes dados surpreendentes, não são apenas o resultado do trabalho desenvolvido pelo Elizeu Gomes, nem mesmo do Secretario Geral de Educação, Pr. Geraldo Lúcio, e sim, o apoio da liderança maior, somado com as orações dos santos pela igreja de Cristo resultando no trabalho excelente dos pastores wesleyanos por toda a nação Brasileira. GCEU: "Até a última casa"!!!!

Um comentário:

  1. Fico imensamente feliz em ver minhas filhas e meus genros e agora meus netos ,sendo ensinados de forma maravilhosa e crescendo no conhecimento da Palavra....me emociono cada vez que vejo e testemunho isso,na vida deles...Obrigado Pastores queridos,Deuscontinue fortalecendo vcs nessa caminhada crista....abracos com saudades....Miss.Lu Correia

    ResponderExcluir